domingo, 16 de outubro de 2011

Círio de Nazaré Marabá: A festa da Fé


É hoje a festa da fé em Marabá. Pela 30ª vez, os devotos de Nossa Senhora de Nazaré do município e região homenageiam a Virgem com uma caminhada de fé que segue da Catedral de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no núcleo da Marabá Pioneira, até o Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, na Nova Marabá. São 7,5 quilômetros, num percurso marcado por muitas demonstrações de devoção à Santa, considerada a padroeira dos paraenses. 

A última edição do Círio de Nazaré em Marabá teve a participação de cerca de 100 mil devotos. A expectativa dos organizadores é de que esse ano a participação aumente consideravelmente, já que pela primeira vez a imagem peregrina esteve visitando outros três municípios da região de Marabá: Abel Figueiredo, Itupiranga e Bom Jesus do Tocantins.

O padre Ademir Gramelik, pároco do Santuário de Nossa Senhora, diz que ao longo de três décadas muitas mudanças ocorreram na romaria. Era um traslado mais tímido, com poucas pessoas. Hoje, reúne milhares de devotos. O trajeto era bem menor e hoje chega aos seus 7,5 quilômetros, passando pelas principais vias de Marabá, incluindo a Transamazônica. Festa tamanha que fez com que o círio local fosse considerado patrimônio cultural imaterial do Estado, em decreto pubicado no início do ano no Diário Oficial do Estado.

PEREGRINAÇÃO

A bonita homenagem começou com o trabalho de uma freira, Maria das Neves, que levou uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré de Belém e decidiu peregrinar com a santinha pelas casas de Marabá. Depois, um grupo de pessoas se uniu à freira e começou a promover a procissão, que tinha apenas um quilômetro de percurso”. No início, não havia nem corda e nem mesmo a berlinda. O que se fazia era enfeitar uma lata de tinta para abrigar a imagem. E no trajeto a Santa ia passando pelas mãos dos devotos”, relembra o padre.

Um dos elementos incorporados ao Círio, a corda dos promesseiros, tem 450 metros de extensão e pesa em torno de 260 quilos. Para o próximo ano, o padre diz que a previsão é que a corda aumente de tamanho devido à quantidade de fiéis.

Marabá tomada pela força dos devotos

Para alguns devotos, acompanhar a procissão não é o bastante para expressar a gratidão a Nossa Senhora de Nazaré. Assim, alguns se propõem a um verdadeiro sacrifício, como fazer o percurso do Círio de joelhos ou carregando objetos muito pesados na cabeça. Segundo o padre Ademir Gramelick, os fiéis são livres para ter sua intimidade com Deus e outras entidades religiosas, mas alerta que não adianta fazer uma promessa para cumprir no dia do Círo e não ter uma vida convertida aos olhos da Igreja. “A igreja não proíbe a promessa nem o cumprimento delas, desde que não fira a dignidade da pessoa humana. Em alguns casos, pode até ser bonito e emocionante o pagamento de determinadas promessas, mas, por outro lado, não adianta fazer tal compromisso e não ter uma vida sacerdotal, de forma que para Deus vale mais uma vida correta do que um momento de sacrifício”, observa. 

OUTRAS ROMARIAS

Desde o dia 20 de setembro, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré começou a visitar os devotos em várias comunidades e paróquias de Marabá, além de municípios vizinhos. Começava assim a 30ª edição da festa de Nossa Senhora, que terá seu ponto máximo hoje, com a grande procissão, que sairá às 7h da Catedral de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Marabá Pioneira, até o Santuário, na Nova Marabá.

Ontem, os fiéis participaram da romaria rodoviária, quando a imagem de Nossa Senhora saiu da paróquia São Francisco, no núcleo Cidade Nova, com destino ao Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. De lá, a procissão prosseguiu até o porto da Mangueira, de onde sai o Círio Fluvial. No início da noite, a imagem chegou à orla do rio Tocantins, na Marabá Pioneira, de onde os fiéis saíram na Trasladação até a catedral Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde a Santa foi recebida com muita emoção. Durante a celebração, houve a troca do manto. A cantora Joanna encerrou a programação do sábado. Joanna, convidada especial da coordenação este ano, deve cantar hoje na chegada da imagem ao Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.

by: Naylson Alves

0 comentários:

Postar um comentário

PARCERIAS

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews